Simuladores de circuitos

Pós-Aula: Pesquisar simuladores para digital e fazer uma postagem no blog sobre isso (vantagens, desvantagens, link para instalação, exemplo de utilização), comparando pelo menos 3 e escolhendo um deles para usar nas próximas aulas.   

 Gabriel de Carvalho Santos - Engenharia Elétrica 3°Semestre RA:004202005246  Porta AND 

O estudo da eletrônica vem evoluindo constantemente com o passar dos anos, o que traz diversos benefícios para o mundo e para as pessoas que vivem nele, afinal, cada vez mais a tecnologia está inserida em todos os aspectos da vida humana, e a maioria das tecnologias (para não falar todas) depende da eletrônica para funcionar, ou seja, o estudo dessa área é extremamente importante para que continue a evolução e criação de ferramentas que auxiliam as pessoas; Um salto extremamente importante para o estudo da eletrônica foi a implementação dos simuladores de circuitos, que são softwares que permitem os usuários criar e simular circuitos eletrônicos sem ter que recorrer a componentes reais, e isso é extremamente positivo pois algo que é feito na simulação tem muito menos chance de dar problemas quando é levado a construção real, componentes reais, fatores externos e etc, esses softwares são capazes de simular tudo isso, desde variações da corrente até a temperatura ambiente e a influência da mesma nos componentes. Portanto, no âmbito acadêmico e também profissional, os simuladores digitais são uma ferramenta essenciais para o avanço da tecnologia .

Neste artigo, iremos ver 3 softwares simuladores de circuito muito utilizados, suas diferenças, vantagens e desvantagens.

1- Proteus ISIS

O Proteus é um software usado tanto por estudantes até por engenheiros e técnicos, com ele, o usuário é capaz de criar qualquer circuito e simular tranquilamente o mesmo, ele também é usado para design de placas para impressão.

Vantagens:

- Funciona melhor com simulações de circuitos integrados, microcontroladores, e também com eletrônica digital.

- Design de layout de placas para circuito impresso.

- Preço acessivel.

Desvantagens:

- Falta de algumas ferramentas. Exemplo: Não possui ohmímetro, apenas um tipo de osciloscópio.

- Interface um pouco complexa.

Link para instalação: https://www.labcenter.com/

Exemplo de uso: O proteus pode ser usado para criar e simular muito bem circuitos digitais, com portas lógicas, e por essa razão irei usar esse no decorrer das aulas.

Exemplo usado: Circuito de potência de um inversor de frequência:




2- MultiSim

O MultiSim é um softaware muito famoso que os estudantes se dão bem por ser uma plataforma que trabalha fácil com a parte básica do estudo da eletrônica, simplificando assim o aprendizado com uma interface amigável, onde é fácil encontrar os componentes desejados e ferramentas.

Vantagens:

- Muitas ferramentas virtuais disponíveis (diversos tipos de osciloscópios, multímetros, algoritmos de testes etc)

- Integração com os instrumentos LabView.

- Software bem conhecido, fácil de achar informação e tirar dúvidas.

- Software gratuito.

Desvantagens:

- Problemas de visualização na interface de algumas ferramentas.

- O MultiSim não permite fazer medições nas formas de ondas obtidas na simulação.

Link para instalação: https://www.multisim.com/

Exemplo de uso: Retificador de meia onda:



3- CircuitLab

O CircuitLab é um software online que pode ser usado através do navegador, comparado aos outros dois que foram citados acima, ele é bem mais simples, porém é muito útil e fácil de usar; Tem uma interface amigável e simples, trazendo uma sensação de facilidade na procura dos componentes.

Vantagens:

- Totalmente online e é acessado pelo navegador.

- Compartilhamento dos projetos rápido e fácil.

- Gratuito.

Desvantagens:

- Poucas ferramentas.

- Biblioteca de componentes limitada.

Link de acesso:https://www.circuitlab.com/editor/#?id=7pq5wm&from=homepage

Exemplo de uso: É possivel criar diversos tipos de circuitos com esse software/plataforma, mesmo não sendo tão complexo quanto os outros, ele ainda apresenta uma quantidade razoável de componentes na lista, como por exemplo portas lógicas, é possível criar um circuito de portas lógicas através do CircuitLab, e como o acesso é fácil, eu também usarei esse para complementar meus estudos dos circuitos digitais quando eu estiver fazendo exercícios e etc.

Exemplo usado: Circuito com diodo zener



Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

Representação das portas lógicas em circuitos reais

Simulação de um Multiplexador 4:1